fbpx
 ABCIS

Você conhece o seu valor ?

Já há algum tempo venho trabalhando esta questão do valor pessoal e profissional de cada um, algo nada científico e baseado somente em minhas observações e experiências. Quase desnecessário dizer que ao falar de valor não falo literalmente da parte monetária.

Valor está muito relacionado à diferença que você faz no ambiente que se move, o quanto suas ações, opiniões e trabalhos influenciam de forma positiva para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Estes objetivos podem ser os mais diversos:  um projeto complicado onde a sua ação foi fundamental, aquele profissional que você absorveu de outras áreas ou de outros projetos que estavam desacreditados os quais você conseguiu transformar suas carreiras e suas vidas.

Diz respeito por final, em tornar-se uma referencia importante para diferentes pessoas em diversos assuntos em que está envolvido, resumindo, você é sempre procurado para opinar sobre algo.

Embora nem sempre isto se traduza em reconhecimento direto em sua posição profissional e ou financeira, é muito importante ter plena consciência do próprio valor e compreender qual a melhor forma de mantê-lo e transformá-lo em um ativo para sua carreira e vida.

Um dos fatores mais importantes deste valor está relacionado a sua credibilidade, se você é entendido pelos outros como uma pessoa digna de opinião imparcial sobre algo. Em nossa carreira, principalmente quando assumimos a responsabilidade sobre pessoas, projetos, contratos etc vemos claramente diversas armadilhas, seja sobre dar um depoimento parcial sobre uma solução X por estar relacionado com decisões superiores as quais não convém contrariar, ou mesmo tendenciar algo baseado em amizade ou interesses pessoais etc. Sendo assim, é fundamental sempre manter a devida transparência ao gerenciar estas questões no dia a dia, pois seus pares e seus superiores certamente são ótimos observadores sobre comportamentos que possam parecer duvidosos.

Outro fator é a de ter autoridade sobre algo. Entendo autoridade como algo que é conquistado ao longo do tempo. É muito comum confundir-se autoridade como um poder facultado a alguém em determinado hiato de tempo, ter poder não significa ter autoridade na concepção mais profunda da palavra, a pessoa pode até conseguir seguidores devido ao poder que tem e este será temporário, daí a conseguir o respeito real e duradouro há uma grande distância. Quantos e quantos exemplos conhecemos de pessoas exercendo um poder, porém sem nenhuma autoridade de fato, há uma infinidade de casos que podemos ver das empresas menores às maiores, nossos governantes então deixemos de fora.

Enfim, conhecer o próprio valor é o primeiro passo para modificar e aprimorar nossas habilidades profissionais e comportamentais. Então por qual motivo muitas pessoas de valor tem dificuldade de transformar isto em uma melhoria de status profissional e financeiro ? Por que algumas pessoas que talvez não sejam tão boas assim, conseguem mais sucesso nesta melhoria de status ?

Uma das respostas para esta questão que entendo como bem comum, é a capacidade de “cacarejar”, ou seja, se você entregou ou participou de um projeto de sucesso,  mediou um evento importante, deu uma entrevista relevante por que não falar disto, compartilhar sua experiência ? Não falo de ser o tipo de pessoa puramente marketing, que quando vamos olhar mais de perto nos assustamos com o vazio, falo de saber como enaltecer da forma correta suas próprias qualidades, quem você de fato é e o que é capaz de entregar.

Não basta termos um bom produto se não sabemos vendê-lo !!! Cada um pode encontrar uma forma mais adequada de exercer seu valor, seja participar de um grupo, escrever um artigo ou até mesmo somente comentar sobre algo interessante que leu ou aprendeu.

Uma coisa é certa, não esperemos que outros reconheçam nosso valor, se nós próprios não o fazemos.

Este é um exercício importante e vale a pena praticá-lo !!!

Marcio do Lago – Gerente de Tecnologia da Informação do Instituto de Responsabilidade do Sírio Libanês e Conselheiro na ABCIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 ABCIS

Membros Diamond

Membros Gold

Membros Silver

Membros Bronze

Membros Partners