Ou, o paradoxo da escolha aumentando suas chances de obter emprego.
O Brasil neste ano de 2018 volta a se recuperar economicamente. Com isso, dá sinais que está retomando a contratações de profissionais e executivos. Há um certo atraso entre a recuperação econômica e o emprego, mas em breve haverão mais vagas de empregos! Mas em todo e qualquer momento, me perguntam:
Onde tem emprego?
Além de uma série de outras perguntas correlatas a essa acima, como:
– Como está o mercado?
– Onde tem vaga?
– Com o Mercado em crise, tem vaga?
São derivações de um mesmo foco de ansiedade do profissional[1] que está no mercado (sem emprego), ou que está pensando em mudar de emprego. A resposta que costumo utilizar é sempre próxima a:
– Sempre tem vaga! Às vezes é mais difícil encontrar.
Há um certo paradoxo em onde buscar oportunidades. Muitos profissionais tem a sensação que quanto mais “abertos” estiverem sua busca, mais chances terão. Assim, quando pergunto:
– onde você está buscando?, ou
– o que você está buscando?
Eles respondem:
– Estou aberto ao que surgir, qualquer coisa…
E, dessa forma, atuam com uma postura reativa, aguardando “o que surgir”… E ai não surge nada, ou surge algo que eles não queriam, não imaginaram, ou não gostariam de atuar…
A saída para aumentar sua chance de encontrar algo que seja interessante pra você, é você definir os alvos, do que quer fazer, e onde quer trabalhar. Com essa atividade de definição (escolha) de alvos, você muda a postura de reativo (“onde surgir”) para proativo (“eu defino os alvos”). Ao realizar o exercício do que você quer, e onde quer, de materializar funções, empresas, com quais tecnologias gostaria de atuar, com quais culturas organizacionais, conhecimentos, etc. você “aparentemente” restringe e segmenta áreas, mas ao mesmo tempo você aumenta sua chance de aderência àquelas vagas que você vai identificar. O universo de busca diminui, mas você aumenta a chance de encontrar algo que tenha identidade e aderência com você.
– Onde tem vaga?
– Onde você quiser, você é quem constrói seus rumos, você é quem define seus alvos e carreira.
É isso por hoje!
Bom trabalho de busca do que você escolher!
[1] O termo Profissional aqui é aqui considerado intercambiável para Executivo. São sinônimos. Caso seja necessário será feita uma distinção entre ambos.