fbpx

Programação ABCIS na Feira Hospitalar 2022 Confira

Dados – Um bem precioso dentro das organizações empresariais

Com o avanço da tecnologia e a implantação de diversos sistemas, os dados de qualidade são cada vez mais valorizados. Isso se deve à importância de informações como base para a tomada de decisões, traçar metas, definir estratégicas ou qualquer outra ação que possa direcionar as organizações em um mercado cada vez mais competitivo.

O mercado volátil exige que os gestores sejam mais ágeis e analíticos. O conhecimento gerado por meio da análise de dados faz com que uma simples informação de qualidade possa ser um diferencial em uma tomada de decisão, minimizando chances de erros e maximizando suas chances de sucesso.

No cenário da saúde, a informação não é diferente. O volume de dados clínicos e administrativos aumentam exponencialmente. Dados que permitem analisar as performances da instituição, melhorando processos, reduzindo desperdícios, aumentando a segurança e qualidade do tratamento do paciente, propiciando que as melhores ações sejam tomadas para o bem-estar do paciente durante sua passagem hospitalar.

Gestão à vista:

Para que a informação seja acessível a todos, uma das ferramentas utilizadas são os painéis de gestão à vista, que fornecem informações de forma clara, tanto para subsidiar os gestores nas decisões, quanto para direcionar a equipe. Os painéis de gestão à vista reúnem de forma consolidada os principais indicadores da área que podem ser rapidamente analisados e interpretados por todos. Exemplificando um caso prático: em uma unidade hospitalar um painel reúne as principais informações sobre o cuidado do paciente, como riscos eminentes, protocolos assistenciais e da operação, alergias, horários das medicações com alertas caso haja atraso, possibilitando uma rápida ação de toda equipe assistencial e de apoio.

Business Intelligence:

Para implantação de uma ferramenta de BI (Business Intelligence) é necessário que a empresa tenha seus conceitos e informações bem amadurecidas. A origem dos dados deve ser confiável, para que não haja divergência e risco de decisões pautadas em análises imprecisas.

Muitas empresas trabalham com seus dados descentralizados, isto é, estamos falando do mesmo dado, mas com um filtro diferente ou até mesmo com interpretações e conceitos diferentes. À medida que a informação vai para o BI, todos esses conceitos devem ser unânimes, garantindo uma informação única confiável e segura para todos.

O investimento no uso de uma tecnologia como essa tem diversas vantagens, além do benefício de todos falarem a mesma língua, uma das principais, é a redução de tempo gasto para extração, tratamentos das informações e consolidação em planilhas, um verdadeiro desperdício de um tempo que poderá ser investido em algo mais precioso, como a análise da informação, na efetiva tomada de decisão, podendo inclusive se envolver mais com a própria área.

Big Data na Saúde:

Imagine uma base de dados com milhares de informações sobre os dados vitais dos pacientes, relacionando os medicamentos utilizados e resultados laboratoriais. Um tema do momento e que tem grande espaço na área da saúde. Isso significa a possibilidade de notificar e gerar informações precisas sobre os detalhes do cuidado com o paciente para a equipe multidisciplinar de forma que esta, possa analisar todos os dados e definir a conduta adequada em situações adversas, com agilidade e segurança. O “céu é o limite” para essa nova onda que consideramos o futuro próximo das Organizações.

Big Data é um tema emergente e que poderemos abranger e discutir mais em outros artigos.

Os dados, se bem utilizados, são ou não são valiosos em nossas organizações?

Pense nisso!

Thomas Sakoda – Especialista em Informática em Saúde e Business Inteligence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Membros Diamond

Membros Gold

Membros Silver

Membros Startup

Membros Partners