Em 30 de junho, a ABCIS promoveu o webinar “ABCIS na Prática” sobre Telemedicina com os especialistas, Dr. Chao Wen, atual Chefe da Disc. de Telemedicina da FMUSP, Líder de Grupo de Pesq. USP em Telemedicina e Health, Dr. Kevin Kim, responsável pela coordenação logística em Telemedicina no Hospital do Coração (HCor) e Dr. Paulo Yoo, responsável pela estratégia e implantação da Telemedicina como ferramenta de cuidado no Grupo Notredame Intermédica. Ambos puderam compartilhar as experiências adotadas em suas instituições e um ponto onde todos concordam, a teleconsulta é um ato de responsabilidade médica, não apenas uma videoconferência, WhatsApp está longe de ser uma alternativa a telemedicina, mas pode ser considerada uma complementação na comunicação.
Segundo os especialistas, as plataformas de teleconsulta adotadas devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Health Insurance Portability and Accountability Act – HIPPA e devem possuir criptografia para as informações sensíveis, o portal deve ser seguro tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde.
Para as instituições que estão analisando soluções para telemedicina, os especialistas recomendaram durante o webinar plataformas que tenham certificações de segurança como a fornecida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, que armazenam informações médicas e que não seja possível edição após o encerramento do atendimento.
Outra recomendação é a qualificação dos médicos para atenderem remotamente. Com estes profissionais devidamente qualificados é mais fácil que eles transmitam segurança aos pacientes durante a teleconsulta, com isso, a possibilidade de se obter melhores níveis de aceitação da plataforma e melhores informações é maior.
Assista ao webinar em nosso canal no YouTube.