Novidade! Conheça nossa Plataforma de Cursos Online Acessar

AstraZeneca combina nuvem pública com aplicativo para ajudar no desenvolvimento e implementação da vacina Covid-19

Abcis Astrazenica

AWS foi uma das soluções fundamentais para a agilidade do desenvolvimento do imunizante

A gigante farmacêutica AstraZeneca, junto com seu parceiro de pesquisa Oxford University, esteve na vanguarda do esforço global para pesquisar, desenvolver e implantar rapidamente uma vacina para ajudar a conter a disseminação do Covid-19 em todo o mundo.

As primeiras 100 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca que o governo do Reino Unido adquiriu foram administradas no início de janeiro de 2021. Naquele momento, a mídia já voltava suas atenções à rapidez com a qual a vacina Oxford-AstraZeneca foi desenvolvida e esse trabalho de bastidores, que tornou possível conferir proteção em larga escala contra Covid-19, contou com a computação em nuvem para se tornar real.

Nuvem Pública da AWS no desenvolvimento da vacina

A AWS foi uma das plataformas de provedores de nuvem pública escolhidas para realizar este trabalho. A solução foi fundamental para vencer o desafio principal: a falta de tempo para o desenvolvimento e produção da vacina Covid-19.

Isto porque, antes da Covid-19, os anticorpos eram testados em um pequeno subconjunto da população e aumentavam gradualmente ao longo de um período de 12 a 24 meses, ou mais. No entanto, com tempo limitado, a AstraZeneca precisava ingerir os dados de eventos adversos de 2 bilhões de doses sendo administradas, ao mesmo tempo, em todo o mundo.

Velocidade para desenvolver vacinas em combate à COVID

Com a AWS, a AstraZeneca acelerou e melhorou a produtividade com escala e garantiu poder de computação e acesso a serviços de tecnologia avançada. Desta forma, a farmacêutica pode executar análises em escala quando necessário e obter os dados disponíveis para análise o quanto antes. 

Graças a Nuvem Pública, mais de 51 bilhões de testes estatísticos podem ser feitos em menos de 24 horas, estudando os efeitos de mutações individuais ou genes individuais, cada um com uma ampla gama de fenótipos.

A AstraZeneca produziu um pipeline de bioinformática genômica rápida e eficiente, que dá a seus cientistas tempo e recursos para buscar inovação. Como resultado, o Center for Genomics Research da empresa está avançando em sua meta de analisar dois milhões de genomas até 2026.

Serviços AWS usados pela Astrazeneca

Para automatizar a orquestração, a arquitetura usa o AWS Lambda, um serviço de computação sem servidor, que permite aos usuários executar código sem provisionar e gerenciar servidores. 

Para construir uma camada de execução de tarefa, a arquitetura usa o AWS Batch, que provisiona dinamicamente a quantidade ideal e o tipo de recursos de computação, com base no volume e requisitos de recursos específicos dos trabalhos em lote enviados. 

Ao longo do caminho, a arquitetura classifica os dados em depósitos usando Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), um serviço de armazenamento de objetos.

Vantagens da Nuvem para o desenvolvimento de pesquisas

  • Coleta e compartilhamento seguro de dados, que são criptografados durante a transmissão 
  • Colaboração: permite a troca de informações entre organizações relevantes em tempo real 
  • Custo x Benefício
  • Capacidade de armazenamento e desenvolvimento poderosa e escalonável
  • Possibilidade de cruzamento de novos dados com os dados existentes
  • Backup imediato
  • Acesso aos arquivos por diversos dispositivos, como smartphones, notebooks e desktops

Tecnologia para evitar aglomerações

Além de desenvolver vacinas, a tecnologia é uma importante aliada na prevenção do contágio e tem sido usada para evitar aglomerações. O governo do Rio Grande do Sul, por exemplo, usou dados de celulares para localizar concentração de pessoas. O acesso às informações, geradas a partir de diferentes operadoras, foi liberado para que o governo pudesse acompanhar um “mapa de calor”, indicando localidade onde há maior número de pessoas agregadas, em diferentes períodos. Para isso, foi usada uma nuvem pública. As estatísticas são anônimas, de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e do Marco Civil da Internet.

Soluções AWS para a saúde

Tecnologia e saúde são aliadas há muito tempo, mas nunca tanto quanto nos dias de hoje. A AWS tem acompanhado os diversos avanços da medicina e muito desse progresso está associado ao uso de novas tecnologias para padronização de procedimentos, protocolos e registro da evolução dos tratamentos e da condição clínica dos pacientes.

A dataRain, empresa associada da ABCIS, é membro premiado da AWS Partner Network (APN) e  oferece soluções tecnológicas utilizando os diversos serviços de Computação e Armazenamento em Nuvem Pública da Amazon Web Services.

Uma série de soluções, como Big Data, Data Lake e Genomics, Inteligência Artificial, PACS na nuvem e demais plataformas podem ajudar não somente com o desenvolvimento de vacinas, mas acelerar pesquisas científicas e diagnósticos, trazendo avanços para a humanidade.

Conheça essas soluções e acelere suas pesquisas científicas com a dataRain.

“Este conteúdo não reflete o posicionamento da ABCIS e é de total responsabilidade do autor.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *